John D. Davis





Autorizada
Pela
CONFEDERAÇÃO EVANGÉLICA DO BRASIL



JOHN D. DAVIS




Dicionário da Bíblia

de

John D. Davis

Há trinta e dois anos precisamos circulou no Brasil, em português, a primeira edição do Dicionário da Bíblia de Jonh D. Davis. Coube à Comissão Brasileira de Cooperação,antecessora da Confederação Evangélica do Brasil, o privilégio de divulgar na tradução do Rev. J. R. Carvalho Braga.
E teve ampla aceitação: primeiro, porque não havia similar em língua portuguesa para suprir a falta aos estudiosos em geral; segundo, porque a obra satisfazia plenamente aos reclamos daquela quadra de total carência de livros dessa natureza em vernáculo. De maneira que a primeira edição se esgotou rapidamente. E não se imaginou, então, que demorasse tanto para vir a lume a segunda, cuja apresentação estamos fazendo.
Nada obstante, é com satisfação que a nomeamos, porque, ainda hoje, a edição do Davis antigo vem atender à espera paciente dos leitores estudiosos do Brasil, que o não relegaram das suas considerações nem o preteriram por exemplares modernos. Tal se deu, ultimamente, nos Estados Unidos da América, onde, em recente edição, o trouxeram de novo à  luz da publicidade, tal qual nas edições anteriores.
È o mesmo Davis com respeito ao texto e à sua disposição, apenas modificado, vantajosamente, quanto à linguagem em parte, que à ortografia totalmente, e adaptado para a tradução de Almeida, da Bíblia, e o mais chegado possível ao texto ultimamente revisto e a atualizado no Brasil.
O Dicionário de Davis, como lhe chamam os que conhecem em inglês ou na primeira edição em popular, é relativamente breve na exposição e comentário dos seus assuntos; todavia suficiente para o necessário esclarecimento da matéria, com abundância citação bíblica e razoável comparações. Livro indispensável na boa ordem intelectual religiosa do estudioso da Bíblia, tem o Dicionário a vantagem de resumir-se em um só  volume, reunir preciosas ilustrações e apresentar-se em tudo moderadamente, sem apaixonadas preferências nem propositada surdimudez em torno de assuntos discutíveis; alias, sobre este ponto, o próprio Dr. Davis dizia que seu livro era dicionário da Bíblia e não de especulações concernentes à Bíblia.
Sabe-se que nalgumas partes da exposição terá perdido o grande merecimento da atualidade; na arqueologia, por exemplo; em certos aspectos geográficos; na demografia de nações e cidades, etc. Mas, com o vertiginoso desenvolver do homem, dos lugares das coisas, que fianças tem o estudiosos, de que cita a última palavra, se o que nomeia não é a folha do dia ou derradeira informação do rádio ? Ainda assim, para coadjuvar o louvável empenho pela realidade atual, junta-se-lhe, por apêndice, certo suplemento, em torno da tais assuntos, talvez, a certos respeitos, ligeiramente desfigurados pelo tempo.
Quanto a isto não haja medo... o Davis, no tocante às informações indispensáveis para a devida inteligente e proveito dos tópicos bíblicos, é ainda preciso e recomendável. Livro de consulta, mui raramento deixará de acudir com prontidão e clareza. Assim pensamos e assim o desejamos para os consagrados obreiros na causa do Senhor no Brasil. Que na mão do estudioso , todas as vezes que o consultar, seja pois sincero esclarecedor  e bom amigo, não só para o tamanho intelectual, mas sobretudo para fé cristã.

Pr. Ezequiel  Souza
 Presidente das
I.E.P.A. Dos  Herdeiros de Jesus
no Brasil

Um comentário:

  1. como o senhor assina um texto que não é seu? O que escreveu foi a apresentação contida no dicionário davis e que foi escrita pela CONFEDERAÇÃO EVANGÉLICA DO BRASIL!

    ResponderExcluir